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Secretaria de Assistência Social

Secretaria Municipal de Assistência Social foi reorganizada através da Lei Municipal Nº 161/2017 de 20 de setembro de 2017.

Localize a Secretaria de Assistência Social

Av. Nascer do Sol, sn (75) 99999-9999
social@novaredencao.ba.gov.br
Horário de Atendimento das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h

São competências da Secretaria de Ação Social:
I. Apoiar o cidadão em todas as formas de participação;
II. Informar, orientar e divulgar os direitos do cidadão;
III. Apoiar todas as atividades que impliquem o exercício da cidadania;
IV. Fomentar atividades da sociedade civil na efetivação e fortalecimento da cidadania;
V. Fomentar a participação do cidadão no estabelecimento de políticas públicas;
VI. Informar e orientar o cidadão nas relações de consumo, intermediando conflitos de interesse, onde envolvam pessoas em situação de risco;
VII. Desenvolver programas e ações ligadas à relação de trabalho e programas de cursos profissionalizantes e de qualificação e requalificação profissional com vistas a minimizar o impacto do desemprego no Município;
VIII. Receber, diligenciar e encaminhar soluções às reclamações do munícipe, relativamente ao serviço público;
IX. Executar a Política Municipal de Assistência Social;
X. Estimular a participação da comunidade na execução e no acompanhamento da política de assistência social do Município;
XI. Elaborar projetos destinados a concessão de benefícios eventuais a fim de atender necessidades advindas de situações de vulnerabilidade temporária com prioridade para a criança,
família, idoso, pessoa portadora de deficiência, gestante e nutriz e também nos casos de calamidade pública;
XII. Realizar estudos da realidade social do Município e elaborar políticas públicas pertinentes;
XIII. Assessorar as associações de bairros e as entidades sociais filantrópicas com visitas ao atendimento da política de assistência social do município;
XIV. Desenvolver programas especiais destinados às crianças e aos adolescentes em situação de risco, com orientação familiar;
XV. Desenvolver e participar de programas de habitação popular, em conjunto com órgãos dos Governos Estadual e Federal;
XVI. Criar e desenvolver programas de assistência social;
XVII. Prestar serviços de âmbito social, individualmente e/ou em grupos, identificando e analisando seus problemas e necessidades materiais e sociais, aplicando métodos e processos
básicos do serviço social;
XVIII. Planejar, executar e analisar pesquisas sócio-econômicas, educacionais e outras, utilizando técnicas específicas para identificar necessidades e subsidiar programas educacionais, 
habitacionais, de saúde e formação de mão-de-obra, bem como efetuar triagem nas solicitações de ambulância, remédios, gêneros alimentícios, recursos financeiros e outros, prestando
atendimento na medida do possível;
XIX. Realizar o cadastramento das famílias de baixa renda atendidas pela Secretaria de Assistência Social e manter atualizado para seleção de beneficiários e integração de programas sociais das três esferas de governo,
XX. Gerir e apoiar tecnicamente as instâncias de Controle Social da Assistência Social, Direitos da Criança e do Adolescente, Idoso e Bolsa Família;
XXI. Garantir boas condições de trabalho aos servidores dos órgãos sob sua subordinação, propondo medidas que julgar adequadas para evitar doenças profissionais e acidentes do  rabalho;
XXII. Supervisionar o controle de utilização da estrutura física, equipamentos e mobiliário;
XXIII. Implantar e executar as políticas públicas municipais de inclusão e promoção nas áreas de Assistência Social, Trabalho e Segurança Alimentar no âmbito da Prefeitura;
XXIV. Gerenciar os serviços e programas previstos pela Lei Orgânica da Assistência Social, em especial aqueles que objetivam a segurança social da renda, da acolhida, do convívio familiar, social e comunitário, do desenvolvimento da autonomia individual, familiar e social e a segurança de sobrevivência a riscos circunstanciais;
XXV. Elaborar o planejamento institucional, os planos permanentes e especiais de sua competência;
XXVI. Constituir, organizar e gerir espaços e equipamentos sociais nos quais se desenvolvam ações e práticas de apoio ao processo de inclusão social e desenvolvimento da cidadania;
XXVII. Manter plantão de atendimento a situações de emergência;
XXVIII. Manter Centro de Referência de Assistência Social;
XXIX. Gerenciar e administrar a rede própria e conveniada de serviços programas e projetos de assistência social;
XXX. Operar a avaliação e concessão de benefícios afetos à sua área em conformidade com as diretrizes da administração municipal;
XXXI. Manter cadastro único informatizado e articulado, da rede municipal de serviços e de organizações de assistência social, assim como cadastro de usuários da rede de serviços sociais.
XXXII. Expedir instruções que orientem o cumprimento de leis, decretos, portarias e circulares, pertinentes a essa Secretaria;
XXXIII. Efetuar e/ou determinar a avaliação de desempenho de seus subordinados em conformidade com a legislação vigente;
XXXIV. Estudar os assuntos que lhe sejam submetidos pelo Prefeito, elaborando pareceres e apresentando soluções;
XXXV. Controlar e supervisionar o uso de equipamentos de segurança quando for o caso;
XXXVI. Receber o contribuinte e prestar-lhe adequado atendimento;
XXXVII. Representar o Município quando solicitado pelo Prefeito;
XXXVIII. Propor ao Prefeito a criação e extinção de cargos de sua Secretaria;
XXXIX. Propor a nomeação de servidores para cargos já criados;
XL. Coordenar e fiscalizar os serviços de sua pasta;
XLI. Apresentar ao Prefeito relatório anual dos serviços realizados pela Secretaria;
XLII. Praticar os atos pertinentes às atribuições que lhe forem delegados pelo Prefeito;
XLIII. Supervisionar o controle de utilização da estrutura física, equipamentos e mobiliário;
XLIV. Exercer outras atividades correlatas;
XLV. Outras atividades correlatas.
Secretário(a) Gilda Meire de Oliveira Souza

Gilda Meire de Oliveira Souza

Entre em contato com Gilda Meire de Oliveira Souza

(75) 99145-1644 socialredencao@gmail.com

Gilda Meire de Oliveira Souza, nascida e 1º de setembro de 1963, residente no Largo José Joaquim dos Santos, 68, Centro de Nova Redenção, atual secretária de Assistência Social.

Iniciou os estudos em Nova Redenção, dando contiuidade na cidade de Wagner-Ba, onde fez o curso de Magistério IPN (Instituo Ponte Nova). Após 1 ano estudou na Escola Afrânio Peixoto onde cursou Auxiliar de Enfermagem com estágio no Hospital Ponte Nova. de 2007 a 2011 estudou na ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) onde cursou Administração de Empresas.

Começou a trabalhar no Município de Nova Redenção-BA, no ano de 1991 no Centro de Saúde Manoel de Sá Teles. Prestou concurso público em 1999. Entre os anos de 2004 e 2012 foi convidade a assumir o Cargo de Secretário de Saúde de Nova Redençã, de 2013 a 2016 trabalhou na sala de Imunização na Unidade de Saúde Valdionor N. Novaes. Em 2017 foi convidada para assumir o cargo de Secretária de Assistência Social.